SEGUIDORES

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Energia celestial de Chico Xavier contagia filmagens


Ator Nelson Xavier conta como ser o médium no cinema mudou sua vida
POR DIEGO BARRETO


Rio - ‘Sou invadido por uma emoção muito boa ao falar do Chico. É a presença dele”. Os olhos de Nelson Xavier estão marejados. Com voz embargada, o ator fala sobre o personagem que o fez mudar a forma de compreender a vida e a morte. Com mais de 50 anos de carreira, coube a ele o desafio de encarnar duas vezes Chico Xavier no cinema. Nelson interpretou o médium em ‘Chico Xavier’ e ‘As mães de Chico Xavier’ - com estreia em 2011.

Embora sua mãe fosse espírita praticante, ele nunca se interessou pela religião: “Desde criança tive contato, mas não me envolvia. Com os filmes, me dei conta de que precisamos estar atentos a valores do kardecismo. Chico encarnou o que há 2 mil anos Jesus Cristo pregou: Amai-vos uns aos outros como a vós mesmos”.

O ator admite que temeu viver Chico duas vezes seguidas. “Depois, conversei com a produção e vi que era muito diferente. Não foi repetição, pois no segundo filme Chico estava mais velho. Foi um prolongamento”, revela Nelson, que acredita ter sido guiado por Chico nas filmagens. “Ele me acompanhou mesmo. No primeiro dia de filmagens, pedi que estivesse presente e ele atendeu. Num dos intervalos de gravação do primeiro filme, uma médium me disse que via o Chico ao meu lado”. “Foi muito bom viver as duas coisas”, resume.

Para o ator, a mensagem deixada por Chico é o caminho para um mundo melhor. “Acredito que essa onda de revivência do kardecismo faz parte de uma conspiração celeste, do bem. O mundo está precisando disso, o único caminho é o da concordância, do amor. Me serviu a oportunidade de viver esse momento. Um mundo melhor é preciso”, conclui.

Quem participou das filmagens de ‘Chico Xavier’ garante que a energia podia ser sentida no set. “Na cena da desobsessão, Ângelo (Antonio, que vive o médium jovem) começou a rezar, e uma senhora incorporou um espírito”, conta o diretor Daniel Filho.

A atriz Ana Rosa, que é espírita e participou dos filmes ‘Chico Xavier’ e ‘Nosso Lar’, lembra momentos marcantes ao lado de Chico. Ela esteve frente a frente com o médium em três ocasiões. “Quando a gente participou da reunião no centro, a vibração era tão grande que era impossível conter as lágrimas”, recorda Ana.

Um fenômeno de público no cinema, na televisão e na literatura

Filas nos cinemas, recordes de audiência na TV, livros nas listas de mais vendidos. Oito anos depois de partir, Chico Xavier nunca esteve tão presente. Inspirados na vida e obra do mineiro os filmes ‘Chico Xavier’ e ‘Nosso Lar’ arrebataram 7 milhões de espectadores. As produções figuram entre as 10 maiores bilheterias do ano, com arrecadação superior a R$ 65 milhões.

Para Paulo Goulart, que também é espírita, atuou em um dos filmes e conheceu Chico, a figura do médium preenche uma lacuna. “As pessoas estão carentes de um homem como Chico Xavier, que foi tão generoso e tão fraterno”, avalia o ator. Nas livrarias, Chico é best-seller: ‘Nosso Lar’ ficou entre os 3 mais vendidos este ano com temática religiosa. Traduzida para vários idiomas, a obra já vendeu mais de 3 milhões de cópias no Brasil. Na TV, novelas com tônicas espirituais também batem recordes de audiência.

fonte:http://odia.terra.com.br/portal/brasil/html/2010/12/energia_celestial_de_chico_xavier_contagia_filmagens_131262.html

Nenhum comentário: