SEGUIDORES

terça-feira, 3 de abril de 2012

Ceará vai sediar o 1º Encontro Nacional de Arte Espírita em convento católico


Artistas espíritas de nove estados brasileiros e do Distrito Federal participarão de 7 a 10 de junho de 2012, no Convento das Irmãs Cordimarianas, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, do 1º Encontro Nacional de Arte Espírita. O encontro acontecerá, simultaneamente ao 9º Fórum Nacional de Arte Espírita. Além da apresentação de trabalhos de teatro, dança, música, poesia, artes visuais e audiovisual, os participantes farão intercâmbio de idéias e experiências sobre o movimento nacional de Arte Espírita.

Os dois eventos são promovidos pela Associação Brasileira de Artistas Espíritas (Abrarte) e têm como co-promotora local a Federação Espírita do Estado do Ceará (FEEC). Mesmo antes de acontecer, os dois eventos já mostram como a arte pode servir de ponte, promovendo a tolerância e harmonia.

O coordenador de Artes da FEEC, Reginauro Sousa, diz que, como diretor teatral e ator profissional, identificou no Convento das Irmãs Cordimarianas o espaço e estrutura ideais para o encontro e o fórum. Acrescenta que, no contato com a direção da casa, na pessoa da Irmã Regina Rosa de Oliveira Fernandes, a idéia da realização dos dois encontros naquele local teve boa acolhida. “Elas nos deram uma lição de comunicação interreligiosa. Soou muito bem no fórum que mantemos pela internet com artistas de todo Brasil. Eles ficaram encantados”.

A Irmã Regina afirma que faz parte dos objetivos da casa “acolher bem e fazer o bem”. Como a dinâmica do Encontro e do Fórum envolve a transmissão de mensagens de paz por meio da arte, “não tinha porque não acolhê-los”, declara.

Sem perder a identidade de uma instituição católica, o convento – cuja denominação oficial é Casa Cordimariana de Encontros e Retiros Irmã Maria do Amparo – oferece um espaço “religioso, harmonioso, bem arborizado, que ajuda as pessoas a encontrarem Deus no cosmo, na natureza, na eucaristia”, explica a Irmã. A casa, filiada à Associação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, recebe grupos até de 200 pessoas, incluindo no pacote hospedagem e alimentação.

Programação

Reginauro informa que os artistas ficarão no convento em regime de imersão, participando ao longo do dia de oficinas e troca de idéias. Todas as noites, no auditório do convento, haverá apresentações abertas dos espetáculos e está sendo agendada uma programação especial a ser apresentada no Teatro José de Alencar, em Fortaleza.

Como parte das ações preparatórias, a dupla mineira Tim e Vanessa farão temporada em Fortaleza no feriado da Semana Santa (6, 7 e 8 de abril). O trabalho musical dos dois visa à divulgação cristã. Nas letras, eles enfocam ensinamentos e passagens do Evangelho, com temas para reflexão sob a ótica da Doutrina Espírita.

As apresentações serão nos centros espíritas Francisco de Assis, Aurora Redentora, João Evangelista, Lar Chico Xavier e Fundação Bezerra de Menezes. O calendário será divulgado em breve.

Balanço das inscrições

De acordo com levantamento da Coordenadoria de Comunicação da Abrarte, publicado no site da entidade (www.abrarte.org.br), 34 trabalhos artísticos foram inscritos: oito peças teatrais, nove apresentações musicais, 12 produções audiovisuais e cinco apresentações mistas (duas delas mesclando música, teatro, audiovisual e dança; uma envolvendo música, teatro e dança; uma mescla com teatro, literatura e música; e uma mesclando música e literatura). O resultado da seleção dos que serão apresentados durante o evento sairá até o próximo dia 14 de fevereiro.

A assessoria informa ainda que as inscrições para o evento começam no dia 15 de fevereiro, sendo que, num primeiro momento, elas serão apenas para os artistas solo ou participantes de grupos que tiveram seus trabalhos selecionados. Depois, a partir do dia 15 de março, abrem-se as inscrições para todos os interessados.

Mais informações: Reginauro Sousa, coordenador local do 1º Encontro Nacional de Arte – (fone: 85 8805 9318) / encontronacional@abrarte.org.br.

Fonte: Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509)

http://www.feec.org.br/eventos/750-ceara-vai-sediar-o-1o-encontro-nacional-de-arte-espirita-em-convento-catolico


Nenhum comentário: