SEGUIDORES

sábado, 19 de março de 2011

A Lua vai estar mais próxima da Terra


A Lua vai estar mais próxima da Terra, neste sábado, o que dará origem a um "perigeu lunar" uma "Super Lua Cheia" ou "Lua Grande."
O satélite natural da Terra nunca esteve, nos últimos 20 anos, tão próximo do planeta azul e por isso mesmo vai parecer maior em 14% e 30% mais luminoso.
Nelma Alas Silva, do Núcleo de Divulgação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, explicou que as luas cheias perto do perigeu são frequentes, mas a do dia 19 de março estará mais próxima, a uma distância entre a Terra e a Lua de 356.577 Km, enquanto que a média dos perigeus durante 2011 será de 361.561 Km.

O perigeu da Lua nada tem a ver com fenômenos meteorológicos que são, na sua maioria, fenômenos atmosféricos.
A Super Lua Cheia vai ocorrer às 18:10 e o perigeu será atingido pelas 19:10 e poderá observar-se com facilidade, de qualquer local, durante toda a noite, se as condições meteorológicas permitirem.
De acordo com a NASA, a Lua parecerá surpreendentemente gigante quando observada entre edifícios, árvores e outros edifícios em primeiro plano, fenômeno que merece ser observado.

A Super Lua Cheia aconteceu pela última vez em Março de 1993 e só poderá ser vista novamente em 2029.
Os fenômenos astronômicos deste fim-de-semana não ficam por aqui: no domingo, às 23h21, há o equinócio do Outono no Hemisfério Sul e da Primavera no Norte, dia que marca a mudança da estação e em que o dia e a noite têm exatamente a mesma duração.

Mas esta coincidência temporal não tem qualquer consequência a não ser atrasar o domingo de Páscoa, data que, apesar de católica, é calculada em função da astronomia: celebra-se no primeiro domingo a seguir à primeira Lua Cheia após o equinócio do Outono.

Uma vez que este ano há uma Lua Cheia imediatamente antes do equinócio, há que esperar pela próxima Lua Cheia e pelo domingo que se segue.
Estes cálculos dizem que a Páscoa pode celebrar-se entre 22 de Março e 25 de Abril.

Nenhum comentário: