SEGUIDORES

sexta-feira, 13 de março de 2009

TV Diário: Silêncio ensurdecedor


http://www.viomundo.com.br/opiniao/tv-diario-silencio-ensurdecedor/
TV Diário: Silêncio ensurdecedor
Atualizado em 02 de março de 2009 às 19:00 | Publicado em 27 de fevereiro de 2009 às 15:12
por LUIZ CARLOS AZENHA

É curioso como um assunto que toca algumas centenas de milhares de pessoas não merece atenção da mídia corporativa. Falo da TV Diário, do grupo Verdes Mares, que controla a afiliada da Rede Globo no estado do Ceará.

A emissora é apresentada oficialmente, em seu site, assim:

A TV Diário foi inaugurada no dia 01 de julho de 1998. A TV foi lançada para mostrar o Nordeste com uma linguagem coloquial e um pouco distante dos ditames formais e pré-estabelecidas de outras emissoras; uma linguagem inovadora e diferente e que traduzisse a cultura e as necessidades do povo nordestino.

A TV Diário entra nas casas dos espectadores, levando a cultura nordestina com suas características incofundíveis (sic) de irreverência, humor, sensualidade e solidariedade. Para aquele espectador que deseja ficar antenado com os fatos mais importantes do Nordeste, a TV Diário tem uma equipe de jornalistas ágil e competente, responsável pela cobertura de uma vasta gama de assuntos, que vai do esporte, em todas as suas categorias, à ciência e à tecnologia produzidas pelo povo do Nordeste.

Assim, o espectador que assiste à TV Diário tem, além de divertimento garantido, notícias atualizadas e serviços, como em nenhuma outra emissora do Nordeste.

Desde o dia 25 deste mês o sinal da TV Diário sumiu das antenas parabólicas espalhadas por todo o Brasil. O sinal passou a ser codificado. A emissora não presta informações oficiais a respeito. Quem liga para lá recebe a orientação: deve chamar o (85) 32788922. Cícero Lacerda, que me atendeu, pediu antes todos os dados pessoais meus (inclusive a idade), antes de dizer o que eu já sabia: a TV Diário agora só transmite em canal aberto para o estado do Ceará e, via cabo, para algumas cidades de fora do estado.

E isso é tudo o que ele me informou.

O leitor Germano Maia, no entanto, deixou a seguinte mensagem no site, reproduzindo uma suposta nota oficial da TV Globo:

Germano Maia - Tianguá - CE (27/02/2009 - 11:04)
O comunicado da Globo diz tudo:
"TV Globo, como cabeça da Rede Globo, formada por 121 emissoras procura harmonizar os sinais de VHF e UHF de forma que estas fiquem circunscritas a seus territórios de cobertura. Desta forma, em busca de uma harmonia entre todas e pelo respeito recíproco aos interesses, a atuação da TV Diário estará restrita a seu território de cobertura, não sendo mais captada em territórios de outras afiliadas. Seu sinal permanecerá no satélite, cobrindo o Estado do Ceará, porém, codificado".

Pediria ao Germano, por favor, para apontar a fonte do texto que ele reproduziu.

Aparentemente havia "desarmonia" entre as diferentes emissoras afiliadas da TV Globo. Explico: a TV Diário, via satélite, competia com o sinal de outras emissoras ligadas à Globo, em outros estados.

Pelo número de mensagens deixadas neste site, a TV Diário tinha um grande número de telespectadores fora do Ceará.

Nunca vi a TV Diário. Não tenho como avaliar a programação. Mas posso dizer que, nesse caso, houve no mínimo falta de respeito com os telespectadores. Se a emissora fosse minha eu teria avisado com antecedência aos telespectadores de fora do Ceará que o sinal passaria a ser codificado e explicaria os motivos pelos quais a decisão foi tomada. É o mínimo que se deve fazer, por respeito às pessoas.

Aparentemente, não foi o que aconteceu. Falha da própria TV Diário? Da TV Globo?

O site Rastreadores de Impurezas, que deu o alerta, informa que os dois principais jornais do Ceará simplesmente se calaram sobre o assunto.

Vá ao Rastreadores de Impurezas.

Um terceiro jornal reproduz informações desencontradas, algumas delas erroneamente atribuídas a este site e com minha assinatura.

No único outro texto que escrevi sobre o assunto notei apenas que o desprezo do Sul Maravilha pelo Nordeste é histórico, mas não sei se foi esse o caso ou se foi uma disputa regional. E se a própria TV Diário tomou a decisão de codificar o sinal?

A emissora deveria ser a primeira a prestar esclarecimentos. É curioso que justamente uma "empresa de comunicação" fique calada. Qual é o problema de jogar aberto com o público? Afinal, não é o público que sustenta as emissoras de TV? Não são concessões públicas que pertencem a todos os cearenses e a todos os brasileiros?

Proponho aos leitores interessados um esforço de jornalismo colaborativo. Deixem as pistas nos comentários que a gente corre atrás de entrevistar gente.

*****

A NOTA DA GLOBO FOI REPRODUZIDA NESTE SITE.

PS: Corrigi o nome do funcionário da TV Diário que me atendeu. É o Cícero Lacerda.

Nenhum comentário: