SEGUIDORES

quinta-feira, 19 de março de 2009

->> PRECONCEITO ...ja vivemos sem ele?

Preconceito: Conceito ou opinião formada antes de ter conhecimentos adequados (Dicionário Melhoramentos)
Tomar cuidado com expressões usadas no dia-a-dia sem pensar:
isso é coisa de pobre,
fazer negrice (sujeira,bagunça),
turco (pão-duro)
eu não sou racista, tenho vários amigos negros, ou amigos gay,
referir a alguém: aquele que está sempre com uma blusa vermelha....Aquela que tem uma cicatriz no rosto....
Expressão Definição
Espírito de Porco
indivíduo que fala o que não deve, faz piadinha na hora errada e apronta confusão
Mosca de Padaria
Está em todas as festas, em todas as sorveterias. Quando o clima começa a ficar doce aparece, não se sabe de onde, aquele monte de mosca insuportável
Abelhudo
Odeia ficar de fora
Gavião
Quer todas as namoradas ao mesmo tempo
Macaquice
Coisa de quem não fica quieto
Lesma
Quem anda devagar, demora para fazer as coisas
Memória de Elefante
Não precisa fazer esforço para memorizar as coisas
Mão-de-Vaca
Não paga um simples cafezinho
Dinossauro
Quem está fora de moda, mas mesmo assim sobrevive no tempo
Abraço de Urso
abraça com tanta força que só falta quebrar os ossos
Olho de Águia
nada escapa às suas observações
Cobra Criada
esperteza é com ela
Gatinhos e gatinhas
gostam de shoppings, de moda e uns dos outros
Lágrimas de Crocodilo
cuidado com elas, são fingidas
Amigo-da-Onça
neste não se deve confiar
Pai Coruja
não consegue enxergar defeito no filho
Pavão
adora exibir roupas da moda, mas pode ser também gente que gosta de aparecer por qualquer coisinha
Pagar o mico
dar vexame

Uma História de Preconceito
Isso aconteceu num vôo da British Airways entre Johannesburgo e Londres.
Uma senhora branca, de uns cinqüenta anos, senta-se ao lado de um negro.
Visivelmente perturbada, ela chama a aeromoça:
- Qual é o problema, senhora? Pergunta a aeromoça:
- Mas você não está vendo? Responde a senhora.- Você me colocou do lado de um negro. Eu não consigo ficar do lado destes nojentos. Dê-me outro assento.
- Por favor, acalme-se. Diz a aeromoça. - Quase todos os lugares deste vôo estão tomados. Vou ver se há algum lugar disponível.
A aeromoça se afasta e volta alguns minutos depois.
- Minha senhora, como eu suspeitava, não há nenhum lugar vago na classe econômica. Eu conversei com o comandante e ele me confirmou que não há mais lugar na executiva. Entretanto ainda temos um assento na primeira classe.
Antes que a senhora pudesse fazer qualquer comentário, a aeromoça continuou:
- É totalmente inusitado a companhia conceder um assento de primeira classe a alguém da classe econômica, mas, dadas as circunstâncias, o comandante considerou que seria escandaloso alguém ser obrigado a sentar-se ao lado de pessoa tão execrável.
E dirigindo-se ao negro, a aeromoça complementa:
- Portanto, senhor, se for de sua vontade, pegue seus pertences que o assento da primeira classe está à sua espera.
E todos os passageiros ao redor que, chocados, acompanhavam a cena, levantaram-se e bateram palmas.

Cachorrinho na Vitrine
Diante de uma vitrine atrativa, um menino pergunta o preço dos filhotes à venda.
- Entre 30 e 50 dólares. Respondeu o dono da loja.
O menino puxou uns trocados do bolso e disse:
- Eu só tenho 2,37 dólares, mas eu posso ver os filhotes?
O dono da loja sorriu e chamou Lady, que veio correndo, seguida de cinco bolinhas de pêlo.
Um dos cachorrinhos vinha mais atrás, mancando de forma visível.
Imediatamente o menino apontou aquele cachorrinho e perguntou:
- O que é que há com ele?
O dono da loja explicou que o veterinário tinha examinado e descoberto que ele tinha um problema na junta do quadril, sempre mancaria e andaria devagar. O menino se animou e disse:
- Esse é o cachorrinho que eu quero comprar!
O dono da loja respondeu:
- Não, você não vai querer comprar esse. Se você realmente quiser ficar com ele, eu lhe dou de presente.
O menino ficou transtornado e, olhando bem na cara do dono da loja, com seu dedo apontado, disse:
- Eu não quero que você o dê para mim. Aquele cachorrinho vale tanto quanto qualquer um dos outros e eu vou pagar tudo.Na verdade, eu lhe dou 2,37 dólares agora e 50 centavos por mês , até completar o preço total.
O dono da loja contestou:
- Você não pode querer realmente comprar este cachorrinho. Ele nunca vai poder correr, pular e brincar com você e com os outros cachorrinhos.
Aí, o menino abaixou e puxou a perna esquerda da calça para cima, mostrando a sua perna com um aparelho para andar. Olhou bem para o dono da loja e respondeu:
- Bom, eu também não corro muito bem e o cachorrinho vai precisar de alguém que entenda isso.
Muitas vezes desprezamos as pessoas com as quais convivemos diariamente, simplesmente por causa de seus “defeitos” , quando na verdade , somos tão iguais ou pior do que elas e sabemos que essas pessoas precisam de alguém que as compreendam e as amem , não pelo que elas podem fazer, mas pelo que são.
É difícil, mas não é impossível. Que Jesus Cristo que nos amou incondicionalmente derrame sobre nós hoje e sempre o verdadeiro sentido da palavra Amor e Amizade.
(recebido mencionando que foi enviado pelo grupo ev. infantil)

Nenhum comentário: