SEGUIDORES

quinta-feira, 19 de março de 2009

->>FORUM DE DEBATES...PRECONCEITO RELIGIOSO

PORQUE O ESPIRITISMO NO BRASIL SOFRE TANTO PRECONCEITO?Sou espírita e não entendo porque no Brasil o Espiritismo ainda sofre tanto preconceito, porque as pessoas julgam tanto os espíritas sem ao menos ter uma noção do que é o espiritismo e porque essa religião ainda é confundida com candomblé e outras religiões afro sendo o espiritismo totalmente diferente das religiões afro.
Não acho que nenhuma religião esteja errada, desde que ela nos Fale de Deus e da importância do amor.
Igor
RESPOSTAS:
Desculpe Igor mais você está errado, esta terminologia foi criada pelo próprio preconceito das pessoas. Espiritismo é uma religião já formada e reconhecida, por tanto sou espírita, Kardec foi apenas o codificador do Espiritismo e não o criador.
E Pepe, você acha que seria justo alguém morrer para pagar os seus pecados ou seria mais justo alguém morrer para lhe ensinar a não pecar mais.
Reveja os seus conceitos, a Bíblia foi escrita para ser interpretada e não entendida ao pé da letra.

Igor, acho que você se enganou de novo, em nenhum momento fui preconceituoso, como disse não tenho preconceito contra nenhuma religião, nem contra a umbanda nem contra nenhuma outra, desde que ela pregue o bem.

Ah, e é claro que existe mais de uma religião no mundo que acredita em espíritos, acho ate que existem mais religiões que acreditam do que não acreditam, mas isso quer dizer que elas são espiritualistas. O budismo acredita em reencarnação e em espíritos e nem por isso é o mesmo que espiritismo. Espírita e Espiritismo são apenas nomes, assim como umbanda é um nome, candomblé é um nome, budismo é um nome.
Não tenho preconceito contra nenhuma, só estou dizendo que cada uma tem o seu nome.

Olá amigo
Muito oportuna tua pergunta.
Antes de te responder dei uma olhada nas respostas dos outros usuários, e constatei que realmente o espiritismo sofre preconceitos justamente por as pessoas não saberem sequer diferenciar espiritismo de espiritualismo.

ESPIRITUALISMO
“ Chama-se Espiritualismo todo e qualquer credo religioso que acredita na inexistência da morte, na sobrevivência do espírito e na existência de Deus”.
EXEMPLOS DE DOUTRINA ESPIRITUALISTAS
Protestantismo – Rosa cruz – Umbanda – Budismo - Catolicismo
CURIOSIDADES
Protestantismo: Não acredita em reencarnação, não tem santos, imagens ou rituais.
Rosa cruz: Tem símbolos, cerimônias e conceitos próprios.
Umbanda: É baseada na manifestação dos espíritos de caboclos e pretos velhos, têm rituais, praticam a magia branca e negra.
Budismo: Fundado por Siddharta Gautama, acredita em reencarnação e na metempsicose, isto é, que a alma pode voltar em corpo de animal.
Catolicismo: Tem cerimônias, rituais, não acredita em reencarnação.

Palavra Espiritismo
“Foi criada por Kardec para designar a doutrina por ele codificada”.
Kardec diz: “Criamos a palavra espiritismo para as necessidades da causa e temos o direito de determinar-lhe as aplicações e de definiras qualidades e as crenças do verdadeiro espírita”.
Revista espírita de abril de 1866

ESPIRITISMO
COMO CIÊNCIA
Como ciência prática tem sua essência na relação que se pode estabelecer com os espíritos.
•Comunicação com os espíritos
•Fotografias kirlian (fotografia que capta o campo energético que envolve o corpo humano)
•Experiências científicas com a água fluída e passe
COMO FILOSOFIA E RELIGIÃO
Compreende todas as conseqüências morais decorrentes destas relações

Para Pepe
Cremos em Jesus de um modo diferente. Não cremos que ele veio para pagar nossos pecados, porque isso é uma maneira de não assumir os pecados.
Como então continuam acontecendo mortes e mais mortes e todos continuam pecando?

Para 1gor
Meu querido, você precisa fazer a diferença entre espiritismo e espiritualismo.
Doutrina Kardecista não existe, existe Espiritismo, ou Doutrina Espírita.
Os espíritas conhecem melhor que qualquer outra religião a Umbanda, pois também trabalham com espíritos.
Como descrevi lá no início, sabemos que muitas religiões crêem em espíritos, mas sabemos fazer a diferença entre espiritismo e espiritualismo.

Para pica pau
Você deve acreditar em demônios não é?

Querido amigo
Desculpe minha resposta, mas precisei usar de sua pergunta para alguns esclarecimentos, espero que ao reler tua pergunta, aqueles que não saibam o que é ESPIRITISMO tenham aprendido um pouco.

beijos xixa

Nenhum comentário: